A festa junina surgiu com a tradição europeia e, inicialmente, era chamada de “joanina”, em homenagem a um santo católico chamado Mártir Cristão São João Batista.
Vocês sabiam que a Elzinha nasceu na Europa? Isso mesmo, ela é de um país chamado Letônia, o seu país de origem é localizado no continente Europeu, e faz fronteira com países como Estônia, Rússia e Lituânia. Ela está bem longe, né?
Festa junina no Brasil:
No Brasil, as festas juninas foram trazidas pelos portugueses no período colonial e, a princípio, comemorava-se apenas o São João.
Em virtude dos dias de São Pedro e Santo Antônio serem celebrados também no mês de junho, eles passaram a ser incorporados às festas juninas.
A festa junina no Brasil foi agregando diversas características das regiões brasileiras, e hoje, elas compõem o folclore brasileiro, se distanciando bastante da cultura europeia.
Festa junina na Letônia:
Na Letônia, país da Elzinha, a festa junina ainda se mantém bem fiel a tradição europeia. Lá, ocorre no dia 23 ou 24 de junho (meio do verão), período em que acontece o solstício, onde o sol incide com maior intensidade sob o hemisfério.
A festa junina na Letônia é em homenagem ao Mártir Cristão São João Batista, ao qual eles chamam de Jāņi (João).
Lá, as festas costumam acontecer em campos bem amplos e abertos, e neles que ocorrem celebrações voltadas ao tempo em que as forças da natureza estão em seu ápice.
Acessórios de Festa Junina:
Um acessório que não pode faltar são as guirlandas. Lá, todas as mulheres usam guirlandas com folhas e flores, enquanto os homens usam apenas com folhas.
Os Enfeites com guirlandas também ficam dispostos nas festas, junto com bandeirinhas e flores, dando um ar super festivo, confortável e florido.
Dança Típica da Letônia:
Na Letônia também há uma dança típica de festa junina, assim como temos a quadrilha aqui no Brasil, mas claro, lá acontece com as particularidades culturais da Letônia.
Essa dança é voltada para celebrar o solstício de verão e as forças da natureza. Aqui abaixo tem um vídeo para vocês verem como ela é:
Bom, espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouquinho sobre como é a festa junina na cidade natal da nossa querida Elzinha. E claro, é sempre um prazer explicar para vocês sobre essa tradição tão especial!
A Elzinha o Garfo não poderia deixar de celebrar essa festa com vocês e, por isso, estamos contando com cardápio bem junino/junino e brasileiro, do jeitinho que vocês amam! Aqui vão algumas novidades!
Clique Aqui para conferir as novidades no nosso cardápio junino/julino.
A Elzinha e o Garfo está aguardando vocês com um cardápio junino/julino mais que especial, cheio de tradição e o com o sabor irresistível que a Elzinha e o Garfo sempre oferece!