Croissant: conheça a história por trás desse delicioso pão
O famoso pãozinho de massa folhada, composto por diversas folhas finas de massa que se sobrepõem e garantem maciez e sabor, é um produto que carrega muita história! E nós vamos te contar tudo!
A História do Croissant
Muitas pessoas acreditam que o croissant é de origem francesa, pois na França há culturalmente enraizado o consumo de pães e massas, e o croissant é um dos principais produtos consumidos no país. Entretanto, o Croissant é de origem austríaca.
De acordo com estudiosos, a receita foi criada em 1683 na capital Viena.
Naquela época, o império Otomano, considerado um dos mais fortes do mundo, queria expandir seu domínio na Europa. Mas, enfrentava grande dificuldade de entrar em Viena, e por isso, cavavam túneis para chegar até o centro da cidade.
Alguns padeiros que ficavam acordados durante a noite preparando pães na capital, descobriram o plano dos turcos e impediram sua realização.
Muitas recompensas foram oferecidas, mas eles não aceitaram. Para comemorar a vitória contra os inimigos, eles criaram um pão com massa folhada em forma de meia lua. Desta forma, surgiu o croissant, que foi nomeado de Kipfel ou Viennoiserie.
Mais tarde, em 1770, a receita foi para a França através da austríaca Maria Antonieta, que se casou com o Rei francês Louis XIV, mas levou a receita para se lembrar de sua terra e passou a chamá-la de croissant.
Mudança na Receita
O Croissant já passou por diversas mudanças e teve muitas receitas. Nas primeiras, a massa era mais densa e pesada e se parecia com um pão comum.
Foi apenas em 1900, através de um padeiro francês, que a massa começou a ser uma massa folhada e, por consequência, mais leve. Por isso, muitas pessoas pensam que a origem desse alimento é francês. Porém, eles apenas refinaram a receita original do povo austríaco.
Croissant da Elzinha e o Garfo
Croissants sempre foram uma paixão irresistível para a Elza Rutenberga, uma chef de cozinha leta, que veio da Europa para viver o seu grande sonho aqui no Brasil.
Elza, mais conhecida por “Elzinha” fez vários cursos e incontáveis cursos para se especializar e preparar essa massa folhada. E ela conseguiu dominar a arte de moldar a gostosura em formato de meia lua.
O croissant é uma de suas especialidades e uma das fornadas mais disputadas de sua padaria, a Elzinha e o Garfo.
Agora que você já sabe tudo sobre o famoso pão de massa folhada em meia lua, e o lugar certo para degustar. Você já sabe o que fazer né?
A Elzinha e o Garfo está te aguardando!
📍Três Lagoas – Av. Capitão Olinto Mancini 795