Para você que ainda não conhece a comitiva hamburgueria e BBQ
A Comitiva Hamburgueria nasceu em novembro de 2018 com a vontade de trazer uma experiência gastronômica simples, rústica e saborosa nos hambúrgueres artesanais.
A pegada do negócio é o sabor de costela, levando um novo conceito do que é hambúrguer de verdade para os seus clientes.
Quem está por trás do sucesso da Comitiva Hamburgueria
Os sócios-empreendedores, Aristo e Mayara, são casados, três-lagoenses, e trabalharam muitos anos no ramo de montagem e manutenção industrial, viajando pelo país e, portanto, experimentaram e vivenciaram muitos sabores por onde quer que iam.
A vontade de empreender nunca saiu da cabeça e do coração deles.
Então, em 2019 resolveram tirar tudo do papel e colocar em prática este sonho: e tem dado muito certo!
“Neste quase um ano de Comitiva Hamburgueria, eles já atenderam em vários Eventos pela região e a aceitação “foi sempre muito positiva pelo sabor do churrasco ser tão marcante, e identificado como uma preferência do sul-mato-grossense”, Explicou Mayara.
Inclusive, eles já marcaram presença em dois eventos na frente da loja da Elzinha e o Garfo e atração de pessoas foi imensa.
Para quem ainda não conhecia, foi uma bela surpresa e para quem já sabia como era, uma boa forma de matar a saudade saboreando de novo.
Os dois proprietários cuidam de todo o processo, desde a fabricação dos hambúrgueres aos molhos, que levam a identidade da Comitiva!
Cada um com sua característica e sabor, sempre respeitando a regionalidade e autenticidade.
O Rústico – O BRUTO (Tive que escrever com Caps Lock ligado, porque é bruto mesmo haha). O Xucro, eu também já experimentei e assino embaixo! É muito gostoso.
1 ano de Comitiva e já tem Novidade – ComitivaBBQ Chegou Com Tudo
Procurando melhorias e novas experiências de churrasco para os seus clientes, eles trouxeram o American Barbecue através do Pit Smoker ComitivaBBQ para Três Lagoas.
Então fizemos algumas perguntas para os Sócios May e Aristo.
O que é Pit Smoker?
Pit Smoker é o nome dado ao equipamento de defumação.
A Defumação ou Fumagem é o processo de expor alguns tipos de alimentos à fumaça proveniente da queima de partes de plantas/madeiras, com o objetivo de conservar e modificar o seu sabor.
Os alimentos que frequentemente são defumados são vários tipos de carnes (aves, bovinos, suínos, etc … ) e certos tipos de peixes como, por exemplo, o salmão.
Os Pit Smokers podem ser Offset ou Offset Reverse Flow, onde o Offset temos a fumaça e calor passando direto saindo da caixa de fogo.
O Offset Reverse Flow onde temos a fumaça e calor passando dentro do tubo abaixo de um isolamento até o final e em seguida retornando por cima do isolamento passando pelos alimentos
O processo é muito interessante, pois cada variedade de lenha proporciona um tipo de sabor defumado a carne.
E, claro, a palavra é sempre regionalizar! – Explicou a May.
Quais padrões a seguir?
No Brasil não existem padrões, já passamos da fase de “copiar o que se faz lá fora”, então o American BBQ no Brasil tem se adaptado em cada região do país.
Alguns lugares fazem mais apimentados, outros mais doces, com mais acidez, alguns lugares sendo mais forte o consumo da carne em si, e em outros estados são utilizados peixes na defumação.
Onde Surgiu?
Surgiu no sul dos Estados Unidos e é a forma mais tradicional e antiga do churrasco americano.
Foi criada pelas pessoas escravizadas da região, que transformavam partes menos nobres da carne em verdadeiras delícias, por meio do cozimento lento na fumaça e do uso dos molhos caseiros.
O termo barbecue, que se popularizou no mundo para indicar o churrasco norte-americano, na verdade é apenas uma tipologia.
“O barbecue (BBQ), ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo de churrasco americano.
É apenas sua modalidade mais antiga.
Há registros que indicam que a sigla BBQ significa “barbe à queue”, ou “da barba ao rabo”, fazendo alusão à maneira que os escravos da América Central assavam animais inteiros.”
Quem são as referências a se seguir?
Internacional – Myron Mixon, Tuffy Stone, Moe Cason, Aaron Franklin.
Nacional – Bruno Salomão, Paula Labaki, Panhoca, Daniel Lee e Rodrigo Bueno.
Quais são as maiores dificuldades deste mercado?
Existem diversas dificuldades encontradas, algumas delas como a pureza dos temperos e das lenhas frutíferas, as lenhas utilizadas para a defumação requer uma “cura” em tempo seco por aproximadamente 1 ano para que esteja apta para o uso.
Dos temperos, é difícil ter um padrão de granulometria de sal e pimenta, além da qualidade de temperos, onde por exemplo, a páprica é adicionada amido de milho para “aumentar o rendimento” e lucro dos fabricantes.
Outra dificuldade é conquistar um paladar novo na gastronomia do Brasileiro, muitas pessoas não tem acesso a estas informações e por isso não dão o valor devido em uma culinária diferenciada e trabalhosa.
Quais carnes devo trabalhar?
Existem alguns cortes comuns/ padrão para defumação, sendo eles:
- Frango Inteiro
- Filé de Frango
- Chicken Thighs (Sobrecoxa)
- Lollipop (Coxa do Frango)
- Pork Ribs (Costela Suína)
- Pulled Pork (Copa Lombo Suíno)
- Brisket (Peito Bovino)
- Beef Ribs (Costela Bovina)
- Filé/ Posta do Salmão
É importante destacar que os cortes americanos são diferentes dos cortes Brasileiros.
E a lenha, como eu faço?
Não são recomendadas madeiras resinosas ou com fungos/ mofos, estas além de poder liberar algum tipo de toxinas, podem amargar o sabor da carne e estragando o resultado final.
Nunca utilize madeiras que sofreram algum tipo de tratamento químico (tintas, verniz, etc).
As madeiras ideais para a defumação são as madeiras frutíferas ou noz, sendo importante não utilizar uma madeira recém cortada de árvores, estas possuem muita umidade e além de uma queima mais rápida, não soltam os sabores ideais para uma defumação.
O ideal é que a mesma tenha passado por um processo de secá-las ao ar durante um período.
Nos EUA é muito comum somente o uso da queima da madeira durante a defumação, após um período onde é necessário embalar a carne, utiliza-se somente carvão para alimentar o calor da defumação.
No Brasil, é utilizado o carvão do início ao fim do processo de defumação, porém com a madeira queimando lentamente separada do carvão dentro da caixa de fogo.
Quais são os maiores eventos de Pitsmoker?
Temos eventos como o Campeonato da Pitmaster Brasil onde são utilizados somente defumadores, temos também eventos como o Barbecue Fest, Churrascada, Bárbaros BBQ, Primitivo, Carnivoria, O Braseiro e etc.
Onde são apresentados diversos tipos de modalidades de churrasco, entre eles os Pit Smokers, Varal, Fogo de Chão, Parrilhas Uruguaias, Parrilhas Argentinas e etc.
Vale lembrar que agora em Três Lagoas temos um evento incrível de churrasco, o ChurrascAje.
Tem alguma série legal para eu assistir sobre pitsmokers?
Temos 2 episódios do The Chef Show onde é entrevistado Aaron Franklin, um dos maiores mestres BBQ dos EUA.
Temos também o Reality Show BBQ Pitmasters, é um reality de TV americano sobre churrasco, os concorrentes competem por dinheiro e prêmios (De 2009 à 2014 com 6 Temporadas).
Ficou Com Vontade de Experimentar Uma Carne Defumada do Pit Smoker da ComitivaBBQ?
Vai ter aqui na Elzinha e o Garfo no Primeiro Encontro de Beertrucks de Três Lagoas, que acontecerá no dia 19/10/2019 à partir de 16h.
Para nós da Elzinha e o Garfo é sempre muito prazeroso trazer algo novo para vocês conhecerem. Já estão na expectativa do Comitiva BBQ?
Então, não se esqueçam de marcar na agenda do celular, cancelar a viagem para a casa da tia, porque a data de 19 de Outubro nos aguarda com muito churrasco e cerveja artesanal – e quem não gosta disso, não é?