O Café além de ser uma bebida histórica é também uma das bebidas mais populares do planeta. Em 2020, o consumo no mundo ultrapassou 160 milhões de sacas.
Ele já percorreu muitos caminhos, desbravou mares e construiu culturas, desde a descoberta, em 575 a.C. O nosso cafezinho de cada dia já foi estratégico em acordo de paz, no cenário sociopolítico do Brasil, entre outros acontecimentos.
Existem narrativas ligadas à origem sua no Brasil. Segundo relatos, o início de produção ocorreu na região Norte, por volta de 1721. A partir de então, os caminhos percorridos pelos grãos fizeram do nosso país o maior produtor do mundo.
O café é uma bebida mais do que especial, e por isso sempre vale a pena contar e saber mais sobre. Por isso, a Elzinha e o Garfo separou 6 curiosidades sobre essa bebida tão espetacular. Confira!
1. O café foi descoberto por cabras na Etiópia (reza a lenda…)
Reza a lenda que, no século 9, um pastor de cabras chamado Kaldi viu seu rebanho comendo frutos de uma árvore estranha e reparou como os animais ficaram acordados a noite toda, cheios de energia.
Ele contou isso a um grupo de monges, que perceberam que poderiam transformar os frutos em uma bebida quente para mantê-los acordados para fazer orações.
Há dois tipos de grãos
Há dois tipos de grãos de café, o Arábica descende das plantas de café originais descobertas na Etiópia. Estes arbustos produzem um café refinado, suave e aromático, mais caro e que representa aproximadamente 70% da produção mundial.
E o Robusta, que é ligeiramente mais amargo e tem o dobro de cafeína. Este tipo de grão é usado principalmente em blendse cafés instantâneos. É cultivado na África Central e Ocidental, partes do Sudeste Asiático, incluindo Indonésia e Vietnã, e no Brasil.
Ele é, na verdade, uma cereja
Os grãos que você prepara são, na verdade, as sementes torradas de um fruto, que é conhecido como grão cereja ou simplesmente cereja de café. Se você morder a cereja, vai encontrar duas sementes que se desenvolvem com os lados achatados.
Em apenas cerca de 5% das plantas de café do mundo, de acordo com a Associação Nacional do Café (NCA, na sigla em inglês) dos EUA, há uma semente oval, chamada moca (ou peaberry). As mocas são selecionadas manualmente e elogiadas por seu sabor mais refinado e forte.
O café faz bem para você….
O café é rico em antioxidantes, que evitam que nossas células sejam oxidadas por toxinas, substâncias químicas e inflamações.
Um estudo publicado na revista acadêmica Annals of Internal Medicine sugeriu que tomar três xícaras de café por dia reduz o risco de morte por várias condições importantes, incluindo doenças cardíacas.
O estudo acompanhou mais de 500 mil pessoas em dez países europeus por mais de 16 anos.
Outros estudos analisaram se o café pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e combater doenças neurodegenerativas, como demência e Alzheimer. Mas são necessários mais estudos nestas áreas.
O teor de cafeína do café também é uma maneira de aumentar os níveis de energia das pessoas e melhorar o desempenho atlético.
…mas pega leve!
Por ser um estimulante, a cafeína apresenta potenciais riscos se consumida em quantidades excessivas.
Recomenda-se a mulheres grávidas que reduzam a ingestão de cafeína, uma vez que a substância está associada a bebês com baixo peso ao nascer e, às vezes, a abortos espontâneos.
As autoridades de saúde britânicas recomendam que grávidas não consumam mais de 200 miligramas de cafeína por dia. Isso é um pouco mais que uma caneca de café filtrado ou duas canecas de café instantâneo.
A definição original de café significava vinho
O nome café é originário da palavra árabe qahwa, cujo significado é vinho. Por esse motivo, era conhecido como o “vinho da Arábia”, quando surgiu na Europa no século XIV.
Um século depois, já era conhecido na Pérsia, Egito, Síria e Turquia.
Eaí, curtiu?!
As curiosidades sobre o café são inúmeras, por isso sempre traremos os aspectos que envolvem a história de uma das bebidas mais populares do mundo.
Espero que tenham gostado, até mais!