O time da Elzinha e o Garfo está com uma nova integrante, a Barista Jessica Carvalho, de 24 anos, começou a fazer parte da equipe da Elzinha e o Garfo este ano, e já está trazendo novidades!
Ela é a nossa barista, e apesar do nome, é bom lembrar que barista não é a pessoa que cuida de um bar (quando eu era criança achava isso haha eu era a única?), mas uma especialista em café. Então já sabem né? Nosso café está nas mãos dela.
Com o intuito de fazer uma apresentação mais completa, nós fizemos uma entrevista rápida com ela, perguntamos desde o seu animal favorito até qual o maior desafio que ela encara na profissão, queremos que você a conheça, como nós a conhecemos!
Confira a entrevista completa abaixo:
SOBRE CAFÉ E SER BARISTA
1. Porque quis trabalhar com café?
Porque o café me convidou, me trouxe até aqui e cá estamos.
Eu nunca tracei esse plano realmente, eu sou biomédica e trabalhei por um tempo com diagnóstico oncológico, mas sentia que algo estava desencaixado dentro de mim, quando olhava pro meu dia a dia e não me sentia conectada com o que eu estava fazendo, isso me assustou.
Foi então, que no fim de 2020 me desliguei da vida no lab e ai muita coisa aconteceu de lá pra cá, minha vida mudou muito rápido – literalmente.
Eu aproveitei as oportunidades pra me organizar internamente e lutar pelos meus sonhos; têm uma música do Seafret que descreve bem esse momento onde eu decidi com coragem pular nesse lugar escuro e abraçar as incertezas como algo natural: “If we never try, well never know. You have to sow the seed and watch it grow’.
É assim que eu vejo. Eu me arrisquei como escritora e consegui finalizar meu primeiro livro de poesias Trizz (clique aqui para ver sobre o livro), também trabalhei como produtora executiva em um curta-metragem, lançamos tem pouco tempo.
O Curta
O curta-metragem se chama ELA e foi escrito pela Natália Helena, uma mulher que se tornou uma grande inspiração e amiga pra mim.
E bem, como uma pessoa inquieta e curiosa que sou, no meio disso tudo decidi aprofundar meus conhecimentos sobre o café.
Coffee Lab
Conheci o Coffee Lab da Isabela Raposeiras em 2016, apenas por curiosidade mesmo e naquela época eu prometi pra mim mesma que faria algum curso lá um dia.
Bem, eu fiz! Me especializei em cafés e continuo buscando novas formas de estar mais perto desse companheiro tão cheio de beleza e carinho. O café é um lugar pra mim.
2. Qual o maior desafio para começar a ser barista?
O desconhecimento geral que as pessoas possuem sobre a profissão e o mercado dos cafés especiais é um grande desafio pra qualquer um que deseja entrar nessa área.
É uma lacuna cultural que precisa ser vista e trabalhada pra aproximar as pessoas de uma maneira simples e amorosa.
3. Já sofreu algum preconceito por você ser uma mulher exercendo esse cargo?
De modo geral, o mundo dos cafés é um mundo bem machista. Atualmente isso está começando a mudar, porém ainda existe um longo caminho pela frente.
No meu ambiente de trabalho a grande maioria dos cargos são ocupados por mulheres, e isso já é algo muito positivo a ser considerado.
Temos muito apoio e respeito por todos os colegas, de modo que os rapazes da equipe nutrem e sustentam essa cultura também.
E sim, já tive algumas situações desagradáveis com clientes, prestadores de serviços e colegas de profissão de outras empresas, mas eu consigo me posicionar e lidar com isso na maioria dos casos.
4. Como começou a se especializar?
Foi no início de 2021, quando viajei pra São Paulo e fiquei alguns dias no coffee lab.
Essa experiência expandiu meu olhar sobre o café e me deu uma base sólida pra me desenvolver.
5. Como conheceu a Elzinha e o Garfo e começou a fazer parte da equipe?
Eu conheci a Elzinha e o Garfo de verdade em meados de 2018, porque até então eu só havia escutado a respeito.
Visitei a loja que ficava no hotel e me apaixonei pelas sobremesas e pela experiência tão incomum, levei os amigos e aí todo mundo virou fã.
Comecei a trabalhar na Elzinha e o Garfo quando ainda estava cursando os módulos teóricos dos cursos de barista, eles estavam precisando de freelancers e eu vi nisso uma boa oportunidade pra aprender a parte prática e todo o contexto da profissão.
Iniciei no dia do meu aniversário, éramos eu, Elza e a Elzira (a nossa máquina de espresso rsrs), e eu tenho a lembrança de me sentir muito feliz e desafiada nesse momento.
6. Qual projeto está trabalhando agora na Elzinha e o Garfo?
A gente nunca para, literalmente. Somos extremamente apaixonados por novas experiências e buscamos novas ideias continuamente.
Eu entrei para o time da Elzinha com muita vontade de realizar sonhos e sonhar outros.
Recentemente finalizamos um projeto lindo de novos cafés e vamos apresentar nosso já tão pedido café filtrado.
A gente já é todo o futuro que sonhamos pra Elzinha e o Garfo… só aguardem de coração aberto pra fazer parte dessa experiência com a gente
7. Agora, a pergunta que não quer calar, depois de experimentar tanto café, como você dorme?
E tem que dormir? Ninguém nunca me avisou isso ai. Brincadeiras à parte, eu durmo gente!
É comum que a gente tome bastante café em alguns dias então eu me atento em beber bastante água, comer frutas… à noite a garrafa de vinho acaba me salvando ou até mesmo um chazinho.
It’s Jess!!
1. Quem é a Jessica?
Essa é uma pergunta difícil sabe? Geralmente eu pulo essa questão, mas vou tentar.
Eu tenho uma certa ideia de quem eu sou a partir dos meus sistemas de crenças e valores.
Mas, também não cultivo a prepotência de me definir tanto… sempre deixo um espaço dentro de mim pra poder me reinventar.
Se eu fosse explicar um pouco, eu diriaque : a jéssica é um pouco dos amigos que tem e dos que já se foram, dos livros que lê, dos sonhos que sonha, das lágrimas que chora, dos medos que possui e das alegrias que sempre vem. No fim do dia, sou apenas alguém aproveitando a beleza e a raridade de existir.
2. Qual é o seu apelido?
Jess ou Jazz (como o gênero musical mesmo rsrs)
3. Qual o tema do livro que você vai lançar?
O livro é de poesia, mas tem um pouco de prosa também.
É sobre um caminho de autoconhecimento, de olhar pra si através do seu próprio mundo, do mundo dos outros, do tempo que se estende à nossa frente e daquele que já passou. É um livro que fala sobre conquistar seu próprio coração.
4. O que gosta de fazer nas horas vagas?
Nas horas vagas, como boa neta de italianos eu levo a sério e faço valer o “dolce far niente”.
Então, gosto de ler bons livros, acampar com os amigos, passar um tempo em contato com a natureza, tocar algum instrumento ou simplesmente relaxar no silêncio e aproveitar o momento.
5. Qual seu animal favorito?
Capivaras, mas eu não posso ter uma então eu escolho gatos.
6. Qual sua cor preferida?
Laranja, como o do pôr do sol
7. Um show dos sonhos?
Eu costumo dizer que o show dos meus sonhos é basicamente um delírio e consiste em um show do RY X com a Elena Tonra, isso seria extraordinário.
8. Nos conte um álbum que nunca pode faltar no seu Spotify
Atlas: I do Sleeping At Last
9. O que não consegue viver sem?
Música
Agora que você já conhece um pouco mais sobre nossa barista, vai ser difícil não lembrar dela enquanto toma seu café na Elzinha e o Garfo.
Para você que deseja fazer parte de nossa equipe de Baristas envie o seu CV clicando aqui!