Já tomou seu café-zinho hoje? haha
Você sabia que uma rotina saudável começa com café?
Pois é! O café além de ser uma bebida super saborosa, ele é um aliado para nossa saúde.
Ao contrário do que muitos pensam, o hábito de tomar café faz muito bem! Desde que seja em doses moderadas.
O recomendado é que se tome de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia. Desta forma o café pode se comportar de forma benéfica em nosso organismo.
Entre os motivos dos benefícios do café está a sua riqueza nutricional, com destaque não apenas para a cafeína, famosa por seu efeito estimulante, mas também pela alta concentração de polifenóis, antioxidantes que impedem, ou ao menos diminuem, a ação dos radicais livres, que prejudicam o equilíbrio celular.
A seguir separamos os 6 maiores benefícios que o café pode representar para a saúde. Confira!
- Fortalece a memória
Segundo uma pesquisa realizada com 44 pessoas e comandada por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins (EUA). Foi comprovado que o cérebro das pessoas que consumiam cafeína apresentaram um nível mais profundo de retenção de memória do que as pessoas que não consumiam.
Como mostrou um estudo publicado no periódico Nature Neuroscience, a cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo.
- Alivia o Estresse
Pesquisadores do Instituto de Farmácia da Universidade de Bonn (Alemanha) descobriram que o café também contribui para reduzir os efeitos do estresse. O consumo da bebida ativa um composto químico que bloqueia um mecanismo no cérebro que desencadeia diversos sintomas do estresse.
- Combate a depressão
Os polifenóis presentes em ótimas quantidades no café combatem os radicais livres e diminuem inflamações nas células do sistema nervoso central, o que contribui para reduzir a ansiedade e melhorar o humor, prevenindo quadros de depressão.
Além disso, o consumo de café geralmente também está associado com hábitos sociais de convívio, estimulando o contato com outras pessoas e favorecendo o bem-estar geral.
- Ajuda no emagrecimento
O consumo de café favorece no emagrecimento, pois a cafeína ajuda a controlar a fome temporariamente, contribuindo para a redução da ingestão de alimentos.
Ele tem propriedades termogênicas, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. A ingestão de 300mg de cafeína por dia, estimula um gasto energético de aproximadamente 79 calorias.
- Combate a prisão de ventre
Por conter cafeína, o café aumenta a contração do estômago e intestino, estimulando a eliminação das fezes e ajudando no combate à prisão de ventre.
Especialmente na versão solúvel, ele contém boas quantidades de magnésio, um mineral com propriedades laxantes, estimulando os movimentos intestinais e facilitando a eliminação das fezes.
- Rejuvenesce
Essa você já sabia, né?
O poder do café é explorado principalmente pela indústria de cosméticos. Marcas como Natura, Avon e Attratto apostam nas substâncias antioxidantes do café verde para melhorar ainda mais a eficácia de seus produtos. Inclusive, a marca Kapeh dedicou-se única e exclusivamente no café para desenvolver diversos produtos de seu portfólio.
Tudo isso se dá pela presença de diversos componentes do grupo dos polifenóis e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento e o aumento da esperança de vida). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes anti-rugas.
Quantidade recomendada de Café
A ingestão recomendada para adultos é de 400 mg de cafeína por dia, o que equivale a aproximadamente 4 xícaras de 150 ml de café coado.
Mulheres que estejam grávidas, planejando engravidar ou amamentando, devem consumir o máximo de 200 mg de cafeína por dia, o que corresponde a um total de 2 xícaras de 150ml de café coado.
Já crianças a partir de 12 anos devem ingerir somente 100 mg de cafeína por dia, ou seja, o máximo de 130 ml de café coado.
Pessoas com pressão alta devem limitar o consumo a 200 mg de cafeína por dia, o que equivale a 2 xícaras de café coado por dia.
Excesso de Cafeína
Consumir acima de 600 mg de cafeína por dia pode causar insônia, ansiedade, dor no estômago e nervosismo em algumas pessoas.
No entanto, a ingestão, de uma única vez, de 1,2 g de cafeína ou mais, o que corresponderia 7,2 litros de café expresso, pode gerar overdose causando convulsões, vômitos, aumento dos batimentos do coração, dificuldade para respirar, diarreia e tremores.
Quem não deve consumir
Crianças menores de 12 anos de idade não devem consumir café. Da mesma forma que pessoas com problemas, como refluxo, úlceras e gastrite devem evitar a bebida. O consumo deve ser evitado por quem sofre de insônia, ansiedade, zumbido e labirintite.